20.4.16

Sobre Livros e Histórias


Dia desses, em uma daquelas conversas que se fala sobre tudo um pouco, disse algo que depois me fez pensar por dias. Livros contam histórias. Fantasia, ficção, romance. Mas o que realmente faz uma leitura ser interessante ou bem aproveitada é o momento em que a estamos lendo.

Todo mundo já deve ter se perguntado “por que eu demorei tanto assim pra começar a ler esse livro?”. Naquele momento, o livro pode ter sido a melhor leitura em muito tempo. Mas há um mês atrás, talvez não tivesse tanto significado assim. Falo por mim, que há anos mantinha um livro na prateleira e há umas três semanas resolvi começar a ler e em todo o tempo vago que tenho, estou com ele. Acho que nunca me apeguei tanto a um livro. E por mais que a história contada por ele seja uma das melhores que li nos últimos tempos, vou me lembrar, principalmente, da história por trás da história. De como me familiarizei e de como o livro fazia parte de todo o lugar aonde eu ia. Tira da mochila. Bota no criado-mudo. Tira do criado-mudo. Bota na mochila. “Será que consigo terminar o capítulo antes de chegar? Bom, se não der, assim já tenho uma ‘desculpa’ para continuar lendo”. Esse é o tipo de pensamento do qual vou me lembrar. Livros são mais do que as histórias contadas dentro deles, são as histórias que vivemos enquanto lemos as tais histórias. São os comentários que fazemos quando nos perguntam se tal livro é bom. “Li em dois dias”.

Sempre tem aquele livro que te acompanhou em um momento especial. Que te fez companhia na beira da praia naquele dia meio nublado. Ou que ficou horas contigo no aeroporto.

Essas também são histórias, são as nossas. E não significa que, por estarem mais cercadas de “realidade” ou de momentos não-tão-românticos-assim, sejam menos especiais. Até porque, lá no fundo, bem no fundinho, sabemos que quando nos perguntarem se o livro é bom, não vamos nos lembrar do que aconteceu com a amiga do irmão da protagonista. Vamos nos lembrar se realmente levamos dois dias para terminar. Talvez tenha sido um dia e meio...


0 Comments:

Postar um comentário